Com projetos de inovação na agroindústria, empresa vê no aumento de eficiência alternativa para uso inteligente de insumos
A tecnologia como aliada para otimizar o uso de fertilizantes na agricultura está entre as alternativas para preparar o Brasil para uma eventual crise de abastecimento desse insumo. A avaliação é da Multittech, empresa de engenharia e software com atuação no desenvolvimento de soluções para otimização de processos agroindustriais.
Para Marcelo Gomes, responsável pela área de agronegócio da Multittech, há grande potencial para aumentar a eficiência no campo. “Atualmente, ainda existem muitas propriedades rurais que não dispõe de tecnologias para aplicação de adubos de forma efetiva. Em um momento de crise como o que vivemos, mais do que nunca é fundamental operar com precisão”, avalia.
Outro ponto de atenção trazido pela quebra da cadeia de fornecimento de fertilizantes é a alta nos preços. Com mais de 9,3 milhões de toneladas de insumos importados da Rússia em 2021, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o preço já vinha com tendência de alta desde o início da pandemia, em razão, em grande parte, da alta dos custos logísticos e alta do gás natural. Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, os preços dispararam. Estima-se que o peso dos fertilizantes já representa de 35% a 40% dos custos de produção.
A alta nos preços reforça também a importância de medidas para aumentar a eficiência da aplicação de fertilizantes. “Investir em máquinas mais modernas é essencial. Desde a inserção no mercado do que chamamos de agricultura 3.0, quando houve a automação de sistemas, o processo se tornou mais assertivo. Com a agricultura 4.0, temos a integração de softwares e sistemas e o desperdício de insumos se torna ainda menor. As próprias máquinas fazem uma análise de dados sobre quais locais precisam de mais ou menos produtos”, explica Marcelo.
Entre essas tecnologias, estão máquinas utilizadas na aplicação simultânea de mais de um insumo (por exemplo, água e fertilizante), maquinário mais eficiente e mais leve, o que possibilita menor consumo de combustível. “A agroindústria tem avançado muito em tecnologia, mas ainda há muito a ser explorado”, observa Marcelo. Na sede em Holambra, no interior de São Paulo, a Multittech desenvolve soluções para mecanização agrícola e implementação de tecnologias para aumento da produtividade e confiabilidade das máquinas, o que possibilita maior eficiência na aplicação dos insumos, com redução de custos. Entre as inovações, destacam-se o investimento em projetos de engenharia para aplicação de fertilizantes com uso, por exemplo, de inteligência artificial e internet das coisas.
Sobre a Multittech
A Multittech é uma empresa que acredita que é essencial para o crescimento do país fazer engenharia no Brasil. Aliado a isto, crê que a única forma das empresas ganharem competitividade e relevância no mercado é por meio do desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras e com valor agregado, permitindo o uso de maior tecnologia para desenvolver antigas atividades de formas novas e mais eficientes. A Multittech nasceu com o intuito de ser uma consultoria em Engenharia acessível a todos, para que o país possa continuar a caminhar com tecnologia de qualidade e atenção especial a todos os clientes.