detalhe offwhite Case de sucesso - Welltec
detalhe laranja Case de sucesso - Welltec
CASE WELLTEC LinkedIn Case de sucesso - Welltec

MULTITTECH APOIA WELLTEC NA QUALIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE POÇO NO BRASIL

A exploração e produção de petróleo em águas ultraprofundas tem buscado novas tecnologias para aumentar a produtividade e controle, como por exemplo, a completação inteligente em poço aberto.

A completação inteligente consiste em instalar no poço válvulas e sensores na coluna de produção permitindo monitorar, em tempo real, os dados de produção e acompanhar o desempenho de poços, controlados remotamente desde a plataforma.

Com isso, é possível controlar a produção de petróleo em várias zonas e otimizar a produção de acordo com a necessidade, viabilizando maior recuperação do óleo existente num reservatório.

Os poços podem ter diferentes zonas produtoras totalmente abertas, ou seja, sem nenhum tipo de revestimento lateral. Estas zonas estão muito bem consolidadas, com pouco risco de desmoronamento, e eliminam a necessidade de cimentação e perfuração do reservatório, por isso é chamado de poço aberto.

Neste case, falaremos sobre o processo de qualificação de equipamentos de completação inteligente em poço aberto.

WELLTEC

Em 2021 a  Welltec concluiu a primeira completação inteligente de poço aberto de zona tripla em um poço de águas ultraprofundas da Petrobras, combinando os equipamentos da WELLTEC: 812 Welltec® Annular Barrier (WAB®) com Feedthrough, criando uma vedação de metal eficaz de seis metros em poço aberto para isolar as zonas. O triplo 812 WAB® foi projetado e qualificado no Brasil em parceria com a Shell e a Petrobras, além de contar com a parceria da MULTITTECH.

PARCERIA MULTITTECH & WELLTEC

A MULTITTECH participou ativamente da qualificação do 812 WAB® com testes mecânicos.  Além de ser a primeira completação em furo aberto de zona tripla, também contou com o ineditismo da qualificação para confiabilidade. Muito mais do que um teste mecânico do componente, o estudo levou em conta o perfil do teste visando a confiabilidade. Para tanto a MULTITTECH propôs uma abordagem de correlação entre teste e simulação para conhecer pontos críticos e aprimorar o projeto. E por fim, o teste de vibração de vida acelerada foi desenhado especificamente para este equipamento e suas condições, com a participação da MULTITTECH, Welltec, Shell e Petrobras. 

Foram estudadas várias alternativas para melhorar o desempenho de todo o componente. Este projeto inovador permite o monitoramento e controle em tempo real em um poço aberto com três zonas durante a operação e a vida útil do poço. O projeto de completação também conhecido como ‘PACI 3Z’ oferece construção de poço otimizado, reduzindo o tamanho da broca e eliminando a necessidade de cimentação e perfuração do reservatório. Este é o mais recente desenvolvimento em uma série de equipamentos para completação inteligentes em poço aberto no pré-sal desenvolvidos pela Welltec.

“A MULTITTECH é uma parceira importante no nosso processo de qualificação. Essa parceria tem sido fundamental para o processo desenvolvimento e qualificação de equipamentos de acordo com requisitos de normas e de confiabilidade. ” afirma Guilherme Vitale Ribeiro, Account Manager da Welltec no Brasil.

imagem welltec multittech Case de sucesso - Welltec

COMO PODEMOS AJUDAR?

A qualificação dos equipamentos envolvidos neste processo é de máxima importância, uma vez que especificações técnicas (ETs) devem ser conquistadas, garantindo assim a eficiência e confiabilidade requeridas.

Neste cenário, a MULTITTECH, uma empresa nacional de engenharia e testes, fornece diversas soluções em ensaios padronizados e especiais tais como:

  • Ensaio de qualificação de válvulas de completação;
  • Ensaio de módulo eletrônico embarcado;
  • Teste de qualificação de Clamps (ET-3000.00-1516-823-PEK-013);
  • Testes de pressão e cargas (ET-2000.00-1170-277-PPQ-001);
  • Teste de vida acelerada;
  • Pêndulo e sled para ensaio de choque e aceleração excessiva (destaque de grandes equipamentos ex: 300g);
  • Temperatura / Choque Térmico (câmara acoplada com shaker -70° à 180°);
  • Desenvolvimento de teste especiais para avaliação de confiabilidade;
  • Requisito complementar da qualidade de equipamentos para construção de poços (ET-3000.00-1000-972-1AL-001);
  • Ensaio de vibração e choque para válvulas de completação inteligente ICV (ET-3000.00-1210-276-PPQ-006).

 

Sua empresa está em busca de um parceiro para qualificação de equipamentos de poço no Brasil? A MULTITTECH gostaria de trabalhar junto com você! Clique aqui e entre em contato.

Além disso, preparamos um infográfico detalhado com 5 TESTES PARA QUALIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE POÇO