A certificação de cabines para a segurança do operador de máquinas agrícolas é prevista em legislação trabalhista. Os produtores rurais precisam se adequar às normas que asseguram a proteção aos operadores dos equipamentos agrícolas.
A mais nova regulamentação é sobre a exigência do uso de tratores cabinados para a pulverização, por meio da Norma Reguladora (NR) 31 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
A nova regra consta no item 31.7.4 da NR 31, criada em 2005, que estabelece normas de segurança e saúde no trabalho rural. A NR está em vigor desde outubro de 2021, mas esse item específico passará a valer a partir do próximo ano, mais especificamente em 2 de janeiro de 2023.
O adiamento foi em razão de que muitos agricultores não conseguiram fazer a adequação, que começaria a valer em julho deste ano. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), por exemplo, apenas 5% dos produtores realizaram as novas adaptações.
Desta forma, nós, da MULTITTECH, oferecemos ciclo completo de certificação de cabines ROPS, FOPS e OPS, que asseguram a resistência da cabine contra danos causados por capotamento, quedas de materiais e outras situações. Afinal, cabines de equipamentos devem garantir a integridade física do operador prevista em legislação.
Cabines ROPS, FOPS e a segurança do operador
Como forma de atender aos requisitos das Normas Regulamentadoras (NRs) da segurança do trabalho, além da segurança jurídica, tanto dos fabricantes como dos operadores, as certificações e homologações foram criadas para estabelecer uma métrica universal de classificação, entre elas ROPS, FOPS e OPS.
- ROPS (Roll Over Protective Structure): Estrutura Protetora Contra Capotamento. Importante dizer que se o operador estiver fixo no assento por meio do cinto de segurança, os possíveis traumas são minimizados;
- FOPS (Falling Objects Protective Structure): Estrutura com Proteção contra Queda de Objetos. Ou seja, esta designação garante a proteção do operador em caso de queda de objetos durante a operação da máquina como em carregamento, por exemplo;
- OPS (Operator Protective Structure): Estrutura de Proteção do Operador.
Vale dizer que as máquinas fabricadas a partir do final dos anos 1980, em sua maioria, já são consideradas OPS. Como o próprio nome indica, e como já citado acima, são equipamentos que já contam com estruturas de proteção ao operador, projetadas para mantê-lo em segurança no caso de acidentes.
Estas estruturas são chamadas de COPS (Cabin Operator Protective Structure), que significa Estrutura de Proteção da Cabine do Operador ou TOPS (Tip Over Protective Structure), traduzido como Estrutura de Proteção de Tombamento, como explicado acima.
Estas cabines COPS ou TOPS, como o próprio nome já deixa claro, são concebidas com o objetivo de reduzir a possibilidade de um operador usando cinto de segurança e em posição de condução ser prejudicado ou ferido em caso de capotamento, protegendo-o até mesmo de objetos que possam entrar na cabine e atingi-lo. Elas recebem diferentes denominações como ROPS, FOPS, TOPS e/ou FOG de acordo com o tipo de proteção fornecido.
Ciclo completo de certificação de cabines de equipamentos agrícolas
A MULTITTECH fornece suporte ao ciclo completo de validação e homologação, do começo ao fim, por meio de um processo que usa métodos automatizados, representando um grande avanço em relação aos procedimentos atuais, desenvolvido internamente pelo nosso time de especialistas.
Possuímos a capacidade de atuar neste tema do início ao fim, o que inclui desde o projeto, validação numérica com simulações virtuais, validação experimental, homologação com ou sem acompanhamento de uma terceira parte, ou seja, certificador internacional. Isso somado à larga experiência acumulada ao longo dos anos.
Com atuação em mais de 100 projetos já realizados junto aos fabricantes de máquinas e equipamentos, nacionais e multinacionais, alcançamos certificação dos nossos métodos, tecnologias e equipe do TechCenter pelos fabricantes da Europa, América do Norte e Ásia.
Este setor de máquinas e equipamentos tem grande importância para a MULTITTECH, em razão disso nosso time desenvolveu internamente um processo de simulação que utiliza métodos automatizados, que contribui para uma melhor dinâmica na entrega, além da padronização do processo, o que gera maior confiabilidade dos resultados.
MULTITTECH
Fazemos Engenharia no Brasil. Acreditamos que a única forma das indústrias ganharem competitividade e relevância no mercado seja por meio do desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras, com valor agregado.
Para mais informações, fale com a MULTITTECH.
Esperamos seu contato,
Até breve!